terça-feira, 18 de março de 2014


 

O que é a Quaresma?


                A palavra quaresma se origina do número quarenta, que aparece várias vezes na Sagrada Escritura, destacando o sentido de um tempo para a  conversão e purificação.

                No tempo Litúrgico da Quaresma a Igreja reflete sobre as práticas que nos levam às mudanças no modo de pensar e agir.

                O tempo quaresmal tem seu início na quarta-feira de cinzas e termina na Quinta-feira Santa, antes da ceia do Senhor. Durante estes quarenta dias os fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração.

                Nas celebrações, principalmente as dominicais, as leituras bíblicas, próprias para este tempo, abordam práticas e formas de cada fiel viver melhor sua caminhada com e para Deus.

                Todo fiel que desejar viver bem o tempo da quaresma deve participar das celebrações e buscar praticar as obras de misericórdia, bem como alcançar as virtudes santificadoras. Prepare-se para viver verdadeiramente a Páscoa.

                Que Deus abençoe você e sua família!


 



Oração para o Tempo da Quaresma

(Karl-Heinz Menke)

Senhor,

Tu me deste à liberdade de dizer sim ou não;

A liberdade de escolher entre diversos caminhos;

A liberdade de dominar minhas próprias forças;

A liberdade de configurar meu próprio futuro;

A liberdade de acolher ou rejeitar tua vontade.

Tu vês o íntimo de meu coração.

Tu conheces  quão fraca é minha vontade.

Tu conheces às lutas contra as forças dentro de mim

Mesmo, que querem roubar-me a liberdade.

Tu conheces as redes postas por aqueles que querem a minha queda.

Tu conheces os lugares feridos de minha alma que, por causa de meus pecados, são tão vulneráveis.

Senhor, liberta-me das coisas que roubam minha liberdade.

Senhor, liberta-me das pessoas que escravizam meu eu.

Senhor, liberta-me dos projetos que impedem o melhor de mim.

Senhor, liberta-me do que os outros pensam ou têm.

Senhor, prende-me a Ti, para que eu me torne livre da tortura de estar amarrado ao meu eu.

Amém!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos saber sua opinião. Lembre-se que este espaço é democrático, respeite a opinião do próximo.