quarta-feira, 3 de julho de 2013

Jovem de Belo Jardim representará a Diocese junto ao Papa Francisco

A Diocese de Pesqueira terá uma presença significativa na JMJ Rio 2013, enviando pouco mais de 100 jovens provenientes das quatro regiões pastorais. Um deles será o nosso representante junto ao Papa Francisco. Trata-se de LUCIO LEYDSON AFONSO MENEZES, 18 anos, coordenador do grupo Jovens Mensageiros de Cristo e  do Setor Juventude Paroquial e do Setor Belo Jardim. Nosso correspondente Josivan Melo, da Pascom Diocesana, esteve com Lúcio em entrevista  especial para o nosso site. 
Acompanhe. 


PASCOM – Como você recebeu a notícia de que seria o representante da Diocese na JMJ e junto ao Papa Francisco? 

O Padre Jailson ligou pra mim no dia 31 de Maio. Era uma sexta-feira e eu tinha praticamente terminado de rezar o terço no Oratório de São Pedro e São Paulo. Estava em exposição o Santíssimo Sacramento e minhas intenções eram todas voltadas pra juventude. Após conversarmos sobre alguns assuntos do setor Juventude,  ele começou a me explicar que cada Diocese do Brasil enviaria um jovem para representá-la junto ao Papa Francisco. Neste momento o meu coração começou a acelerar e eu estava ficando nervoso e sem noção da tamanha responsabilidade que eu estava sendo confiado. Ao receber o convite, não exitei em dizer claramente o meu “Sim”. No mesmo dia fiz meu cadastramento. O difícil foi equilibrar os ânimos diante de uma notícia tão boa, para que poucas pessoas soubessem naquele momento. Estavam em casa minha mãe e minhas duas irmãs, não resisti, chorei e tremi muito ao dar a notícia. Parecia inacreditável, mas depois reconheci dentro de mim que foi Deus quem me escolheu. 

PASCOM – Como você avalia a caminhada da juventude na Diocese de Pesqueira e o trabalho do Setor Juventude?sistema de atendimento on-line

O Ano da Juventude é um presente de Deus para a Juventude Católica e uma esperança para a Igreja do Brasil. O objetivo de um Setor Juventude é muito bonito. Mas com certeza é um trabalho que deve ser tecido com muitas mãos, pois, em nossa Diocese encontramos várias realidades juvenis. Trabalhar para a evangelização delas é sempre um desafio, pois não são simplesmente palavras que poderão atraí-los, mas o testemunho e as opções que eles poderão encontrar em nossa Igreja.  

 PASCOM –  Qual o perfil da juventude hoje em sua visão? Cite dois aspectos positivos e dois aspectos que lhe preocupam enquanto jovem. 

 Quando a pauta é juventude, nem tudo pode ser definitivo. A vida, emcada realidade, é uma dinâmica de situações e conclusões. O primeiro aspecto que vejo muito positivo na juventude é a resistência em defender o que acreditam, pois, tudo surge através de uma experiência. O segundo é que a fase nos proporciona conhecer e experimentar o mundo sem medo, movidos pela ideia de que tudo pode ser bom quando o aproveitamos de uma maneira diferente e radical. Em aspectos negativos, não vejo, especificamente, no jovem algum problema. Acredito que o meio social influencia na construção do “ser pessoa”. “O desafio para o jovem é escutar a “voz” de Cristo em meio a tantas outras vozes, como vemos no Doc. 85 da CNBB. É muito importante analisarmos a forma com que estamos apresentando a pessoa de Jesus Cristo para a Juventude.sistema de atendimento on-line

PASCOM –  A JMJ Rio 2013 é a sua primeira Jornada? O que você espera dela? 

Sim. Estou com uma expectativa muito grande pra participar desse evento, voltarei muito restaurado, disso tenho certeza, pois as minhas intenções são as melhores. Quero viver intensamente cada momento, prestar atenção às mensagens que Deus está reservando para nós, trazer a experiência de praticar a linguagem do Amor, tendo em vista que virão jovens de vários lugares do mundo e também de praticar o chamado de “Ir e fazer discípulos entre todas as nações.”(Mt 28,19).sistema de atendimento on-line

PASCOM –  O que você diria ao Papa Francisco sobre a juventude da Diocese de Pesqueira?

 Responder a esta pergunta agora é muito difícil, pois não sei como será minha reação ao vê-lo de perto. Mas acho que poderei falar que os jovens confiam muito no Papa Francisco e que necessita-se muito de investimento na evangelização dos mesmos.sistema de atendimento on-line

www.diocesedepesqueira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos saber sua opinião. Lembre-se que este espaço é democrático, respeite a opinião do próximo.